Prefeito de Aveiro, cobra da Celpa o fim da falta de energia em Fordlândia

0

Prefeito Vilson Gonçalves cabra fim da falta de energia em Fordlândia e Celpa irá participar de mutirão para corrigir os problemas

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira(13), na sede da Regional da CELPA em Santarém, onde participaram pelo município de Aveiro  o Prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, o advogado Hiroito Tabajara e o Secretario de Meio Ambiente, e pela Celpa o Gerente de Relacionamento Giliard Vaz e demais responsáveis pelas áreas técnicas da concessionaria de energia elétrica que atende o município

Na reunião foi tratada sobre as constantes faltas de energia no município, em especial na vila de Fordlandia que sofre com as interrupções constantes no fornecimento de energia, ocasionando grandes transtornos para a população e prejuízos para os comerciantes e moradores em geral, assim como para o próprio poder público que em virtude da interrupção do fornecimento de energia também ocasiona problemas no fornecimento de água, pois as bombas são movidas a energia e na falta desta se deixa de fazer o abastecimento do precioso liquido para a população.

Um dos problemas identificados como causadores das faltas de energia são as vegetações ao logo da rede, ficando acertado que de acordo com o já programado a comunidade local, com apoio da prefeitura que irá disponibilizar máquinas para apoio a ação e a CELPA que ira deslocar equipes para fazerem a manutenção ao logo da Trasnforlandia desde a Rodovia Transamazônica até a vila de Fordlandia, em especial nos pontos mais críticos.

Também foi anunciado a compra de um novo equipamento, religador/desligador, que faz as religações do sistema em casos de pane, evitando que o sistema seja ligado apenas em algum das fases o que ocasiona a possível queima de equipamentos.

Outro fato questionado pela direção da Celpa foi a questão da manipulação de transformadores por parte dos moradores, o que ocasiona perda de tempo na identificação de problemas e pode inclusive ocasionar a morte de quem faz tais manipulações, como já ocorreu em casos de repercussão nacional. Em razão deste problema foi acertado que haverá uma ação para conscientização da população a fim de que seja evitado esta prática e assim evita-se possíveis perda de vidas humanas.

MUTIRÃO – Ficou acertado para nesta sexta-feira(15), um mutirão envolvendo a comunidade local, a prefeitura de Aveiro, e equipes técnicas da CELPA para a manutenção da rede, e após esse evento será feita uma avaliação para atestar a efetividade da medida e verificar a necessidade de novas ações.

A Celpa irá fazer a troca de cruzetas, isoladores, fusíveis e outros equipamentos que já foram identificados previamente para substituição preventiva a fim de diminuir as constantes faltas de energia na localidade.

AVEIRO – Quanto a sede do município foi informado pela CELPA que em breve será verificada a capacidade energética da necessária para atender a capacidade demandada e em breve a cidade deverá ganhar reforço no fornecimento de energia com a chegada de novos equipamentos.

Em contato com o prefeito Vilson Gonçalves este informou que “Minha disposição para trabalhar pelo município de Aveiro só faz crescer a cada dia e não poderia ser diferente em relação a este problema enfrentado pela população, em especial que vem atingindo de maneira cruel os moradores de Fordlandia. A reunião com a CELPA foi produtiva e juntos, Prefeitura, Celpa e comunidade, esperamos poder chegar a uma solução para o problema. Solução esta que se inicia com o mutirão, depois avaliação dos resultados e logo em seguida na adoção de outras medidas que se fizerem necessárias. Fomos eleitos para trabalhar para o povo e vamos honrar a confiança que nos foi concedida.” finalizou o prefeito.

Os comentários estão fechados.