Sobre o Município

Hino de Aveiro

Letra e Música: Renato Aurélio Carvalho Sussuarana

Eia avante, aveirenses

Nossa meta é trabalhar

E como bons paraenses

O progresso sempre buscar!

Terra mirante do pôr-do-sol

De um povo ordeiro e feliz

Tens a beleza no teu arrebol

Enfeitando o céu de matiz

Terra fértil que traduz

A mais rica esperança para nós

Abençoada pel mãe de Jesus

E banhada pelo lindo Tapajós!

Tua mata verde é a riqueza

De um povo forte e varonil

Teu rio azul é a maior beleza

Deste imenso e querido Brasil…

O Hino Municipal foi instituído pela Lei nº 197/83, de 21 de setembro de 1983, pela Câmara de vereadores e sancionado pelo Prefeito Exmo Sr. LEON CORRÊA BOUILLET. A regulamentação do hino municipal deverá obedecer, em princípio o prescrito do Decreto-Lei nº 4.545 de 31 de julho de 1942, com relação ao Hino Nacional.


Brasão Municipal

 

Passa a contar o descritivo nos seguintes termos:
O escudo sanítico, usado para representar o brasão de armas de Aveiro, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influencia Francesa, herdada pela heráldica, brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.

a) COROA MURAL, que o sobrepõe, é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de agente (prata) de oito (8) torres, das quais apenas cinco (5) são visíveis em perspectivas no desenho classificada a CIDADE representada a segunda grandeza, ou seja, SEDE DE MONARCA – a iluminura de goles (vermelho), pelo significado heráldico da cor, é condizente com os predicados próprios dos pioneiros desbravadores dos dirigentes da comunidade.

b) A COR BLAU (azul) do campo do escudo é o símbolo da justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura.

c) A PANÓPLIA, constituída pelo crescente e a flor-de-lis argente (prata) é o símbolo de nossa senhora da conceição, padroeira da cidade.

d) AO TERMO (parte inferior do escudo) a faixa de argente (prata) representa o RIO TAPAJÓS e cuja margem direita ergue-se a cidade.

e) A CRUZ AMARELA NO CENTRO, simboliza a presença da fé e do cristianismo; a cor amarela tem o significado heráldico da glória, esplendor, grandeza, riqueza e soberania.

f) A ESTRELA AMARELA simboliza a beleza do pôr-do-sol em frente à cidade.

g) A RAMAGEM DE ARROZ à destra (direta) e a árvore seringueira a sinistra (esquerda), na parte de baixo da cruz, representa a agricultura da região.

h) OS RAMOS DE ARROZ EM PONTA, cruzando-se a destra e a sinistra representam a maior criatividade econômica da região.

i) O METAL ARGENTE (prata) é um símbolo heráldico da paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade.

j) LISTEL DE GOLES (vermelho) cor simbólica da dedicação, amor pátrio, fertilidade, audácia, intrépidos, coragem, valentia… inscreve-se em letras argentinas (prateadas) o topônimo identificador “AVEIRO” ladeado pelos milésimos da sua fundação da predição de vila.

Os símbolos municipais foram criados pela Lei nº 197/83, de 21 de setembro de 1983, pela Câmara de vereadores e sancionado pelo Prefeito Exmo Sr. LEON CORRÊA BOUILLET


Bandeira Municipal

A Bandeira Municipal de Aveiro, de autoria do artista plástico e desenhista RENATO AURÉLIO CARVALHO SUSSUARANA, será faixada com uma só faixa de azul com quatorze (14) módulo de largura, tendo brocante sobre a mesma a uma distância de seis (6) módulos da tralha, um circulo branco de oito (8) módulo de circunferência, onde o brasão municipal é aplicado.
A Bandeira Municipal tem por cores as mesmas constantes do campo do escudo e estendendo ao centro ou na tralha uma figura geométrica, onde o brasão municipal é aplicado, optou-se para a bandeira municipal de Aveiro o estilo de um retângulo de uma só cor (azul) e uma figura geométrica branca onde o brasão é aplicado.

O brasão municipal aplicado na bandeira representa o governo municipal e o branco onde é contido representa a própria cidade sede do município – é o círculo símbolo heráldico da “eternidade”, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio e nem fim; a cor “branca” é o símbolo da paz, da amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. O retângulo “azul” visa representar na bandeira as águas do “RIO TAPAJÓS”, a cor azul simboliza a justiça, perseverança, zelo, lealdade, recreação e formosura.

A Bandeira Municipal terá as dimensões oficiais adotadas para bandeira nacional, levando-se em consideração quatorze (14) módulos de altura da tralha por vinte (20) módulo de comprimento o retângulo.

A Bandeira Municipal deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite, uma vez que se encontra iluminada, normalmente o hasteamento às 08:00 h e o arreamento às 18:00 h.

Quando a bandeira municipal é hasteada em conjunto com a bandeira nacional estará disposta à esquerda desta, sendo que a bandeira estadual for também hasteada, ficará a nacional ao centro, ladeada pela municipal à esquerda e a estadual à direta, colocando-se a nacional em plano superior as demais.

A Bandeira Municipal deve ser hasteada nas repartições de estabelecimentos de ensino e prédios municipais, nos dias de festa ou luto municipal, estadual ou nacional e também diariamente na fachada dos edifícios-sede dos poderes LEGISLATIVO e EXECUTIVO MUNICIPAL.

Na fachada sede do poder Executivo, será a bandeira municipal hasteada em dias do expediente comum, sempre que estiver presente o chefe do Executivo e nos dias de sessões do poder Legislativo.

Os símbolos municipais foram criados pela Lei nº 197/83, de 21 de setembro de 1983, pela Câmara de vereadores e sancionado pelo Prefeito Exmo Sr. LEON CORRÊA BOUILLET.

Acessibilidade